Digital signage sempre em alta em eventos para promover ideias e negócios

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Um bordão que tem tudo a ver com eventos. Afinal, cada vez mais competitivo e conectado, esse mercado exige soluções dinâmicas e criativas para atrair o público-alvo e provocar experiências sensoriais de impacto.

Atenta às tendências e demandas desse segmento, a indústria digital lança todo ano inovações em displays, softwares e servidores para dar visibilidade diferenciada às marcas, às ideias, aos produtos ou aos serviços apresentados nos eventos.

Entre as novidades dessa indústria destacam-se as inovações da tecnologia de sinalização digital, conhecida também pela expressão em inglês digital signage. Pioneira em pontos de vendas tradicionais, não é novidade também em eventos, mas continua sendo uma das formas mais impactantes de comunicar e influenciar diretamente o público-alvo. E, com os avanços de tecnologias LED, mapeamento de conteúdos digitais e armazenamento em nuvem, tornou-se mais efetiva para as empresas produzirem vitrinas virtuais muito mais criativas e imersivas para qualquer finalidade dos eventos.

A oferta de displays para exibição dos conteúdos digitais é grande e cada vez mais variada. São tantas opções que até atrapalham a escolha. Para grandes eventos, a indústria oferece uma gama de monitores, televisores, vídeo wall e painéis LED de alta tecnologias de 4k e 8k que permitem ousados mapeamentos e composições de conteúdos. Assim como não faltam também telas e formatos acessíveis para eventos de pequenos e médios portes, desde TVs até painéis de LED 4k.

Com os avanços, os players permitem formar telas ou painéis com ângulos de visualização amplos, como curvados, arqueados ou planos, além de capacidade de alternar e espelhar conteúdos em ambos os lados, garantindo, ainda áudios de qualidade e imagens em alta resolução.

Em geral, as novas ofertas agregam softwares de gestão multifuncional, incluindo aplicativos para se controlar os players remotamente em tempo real e recursos de criação e distribuição de conteúdos em ambientes indoor e outdoor.

Na ISE Europe 2019, no início deste ano, foram lançadas novidades para atender a diferentes demandas e orçamentos de eventos. Confira algumas inovações nos vídeos a seguir.

Por que investir nessa tecnologia em eventos?

Mais que pontos de vendas, os eventos servem para causar. São vitrines de merchandising de produtos ou serviços ou ideias antes de serem lançados ao mercado. Quando aliados aos processos de marketing e vendas, funcionam para gerar desejos e prazeres de consumos.

Por isso, ao planejar eventos é vital agregar inovações de publicidade e comunicação aos cenários para gerar experiências de desejo e prazer de consumo, seja de ideias, produtos ou serviços. Além de decorações atraentes, efeitos de luzes, climatizações e outros detalhes sensoriais como música, perfume, recepção, comidas e bebidas, é ideal incluir nos cenários vitrines virtuais usando players e recursos digital signage para impactar os visitantes de imediato.

Como usar esse “chamariz” imagético impactante?

Muito usada em pontos de vendas em estabelecimentos, como lojas e shoppings ou em espaços de informações de aeroportos, museus e metrôs, por exemplo, as vitrinas virtuais são fáceis de serem gerenciadas também como ferramenta de branding, comunicação interna, ambientação, influência, utilidade pública e otimização de experiências diversas. Não há limites para as grades de conteúdos, e a tecnologia digital signage é escalável para pequenos, médios e grandes negócios.

Forte concorrente das mídias tradicionais, como cartazes, panfletos ou folders, as vitrines virtuais exibem conteúdos não estáticos. A partir de interfaces dinâmicas, tudo pode ser acessado, gerenciado e atualizado via displays conectados à internet em qualquer lugar.  No mercado, há uma gama de servidores digital signage que incluem em seus pacotes softwares de formatação de textos, vídeos, gráficos, sons e outros dados e informações. A maioria deles disponibiliza planos gratuitos com recursos básicos, apostando na contratação futura de planos pagos com recursos avançados e customizados.

O que há de novo?

Os avanços são muitos e contínuos tanto em displays como softwares e servidores.

Um destaque é a interatividade. As novas telas touch oferecem interfaces mais amigáveis e uma infinidade de recursos de integração com scanners e outros aplicativos que facilitam se explorar os conteúdos ou simplesmente apreciar publicidades.

A oferta de novas versões de softwares e servidores de armazenamento e gestão de conteúdos é vasta. Os usuários podem optar por fornecedores aqui do Brasil ou do exterior.

Há também ofertas inovadoras para direcionar conteúdos aos perfis dos públicos-alvo usando variáveis baseadas em Inteligência Artificial. Uma diversidade de recursos de gestão de conteúdos que possibilitam, por exemplo, identificar hábitos, culturas e localizações de diferentes públicos. Dados que permitem se configurar e direcionar de maneira mais efetiva estratégicas de vendas, fidelização e engajamento com exibição de publicidade, promoções, ofertas e outras informações, de acordo com a dinâmica e o movimento do evento.

Versáteis, os displays, sejam telas de televisores ou computadores ou painéis de LED, podem ser alugados a preços acessíveis e, se instalados adequadamente, funcionam em qualquer ponto e durante todo o tempo dos eventos. Com tais benefícios, os conteúdos acabam tendo visibilidade e abrangência desejadas.

Tipos, quantidades e dimensões de displays são variáveis. Naturalmente, a escolha de displays dependerá do projeto de cada evento. Mas, displays com tecnologias LED, como monitores profissionais e televisores, são mais recomendados pela facilidade de compra ou locação. São opções que oferecem qualidade de resolução de imagens e versatilidade de aplicação de formatos HD, Full HD e 4K. Além disso, oferecem configuração para se agregar aplicações extras, como função touch, software para transmissão ao vivo, codecs, templates HTML, QR Code, reconhecimento facial, interatividade com redes sociais e tudo mais que for desejado para ampliar a experiência do público-alvo.

Vale lembrar que tudo isso pode ser monitorado remotamente por meio de computadores conectados à internet. Já os respectivos conteúdos podem ser armazenados e gerenciados nas nuvens por intermédio de servidores que, dependendo do plano escolhido, incluem licenciamentos de aplicativos de formatação e outras facilidades.

São tecnologias com facilidades que se adaptam aos cenários dos estandes ou quaisquer outros ambientes dos eventos, de forma a se encaixarem perfeitamente aos propósitos e às estratégias de marketing e vendas ou de divulgação de informações ou ideias. Assim, se você busca uma forma de se comunicar efetiva para atrair seu público-alvo, a tecnologia de sinalização digital é uma boa aposta. Um “chamariz” imagético com poder de persuasão impactante, diante do qual as pessoas sempre reagem de forma positiva.

Fonte da foto em destaque: https://www.lg-informationdisplay.com/product/digital-signage

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