Tela gigante dá preview do potencial da tecnologia de 16k para eventos, num futuro próximo

Uma tela gigante de 19 metros por 5,4 metros, instalada no centro de pesquisa da empresa de cosmético Shiseido, em Yokohama, ao sul de Tóquio, no Japão, vem atraindo a atenção do público e do mercado de tecnologias de vídeo digital. A atração é mais uma inovação da tecnologia Crystal LED, da Sony, cuja tela de 16k tem quatro vezes mais pixels horizontais que um modelo 4K e oito vezes a de uma TV de alta definição regular de 1.080 pixels.

Com muito mais detalhes do que o normal, ela permite que os espectadores se aproximem da unidade sem que sua imagem se torne turva. À medida que os olhos percebem a profundidade do conteúdo, a resolução de imagens é hipnotizante, proporcionando uma experiência de realidade quase virtual. 

Para exibir conteúdos para essa resolução, a Sony produziu os filmes para Shiseido, mostrando animais selvagens em tamanho natural. Sem dar detalhes sobre as tecnologias de filmagem, a empresa usou um método chamado demosaicing.  Isso envolveu a aplicação de um algoritmo para filmagens de 8K para deduzir como os pixels adicionais devem se parecer da mesma forma que as TVs 4K, às vezes, reproduzem imagens em 1.080 pixels.

Tal inovação foi apresentada pela Sony na feira da National Association of Broadcasters (NAB), no início deste mês de abril, em Las Vegas. Vale lembrar que, em 2014, a Sony também surpreendeu o público e o mercado corporativo ao exibir uma tela ultra larga  no aeroporto de Haneda, no Japão, composta de dezenas de telas menores. Essa nova instalação “super-size” foi montada em conjunto, compondo uma única imagem perfeita sem quaisquer aberturas visíveis.

Em um mundo em que a tecnologia 4K ainda está se tornando o padrão, modelos com um número maior de pixels pode estar distante da realidade dos consumidores. Atualmente, os altos custos de fabricação, ainda, tornam-na muito cara para uso generalizado. Entretanto, segundo os executivos da empresa, até o final desta década a TV 8k será uma realidade, mas, provavelmente, a tecnologia 16K continue limitada ao mundo corporativo e a empresas de locação de tecnologias para grandes eventos.

Fonte: Sony


banner para final de materia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s