WhatsApp Business, a solução para separar suas mensagens pessoais e profissionais

Ele é o aplicativo mais usado por você e todo mundo para se comunicar instantaneamente com as pessoas, seja da agenda pessoal ou profissional. Mas como não misturar suas conversas da vida privada e de trabalho?

A solução é baixar no mesmo celular a versão WhatsApp Business com funcionalidades específicas para estabelecer um canal de contato com colaboradores, fornecedores, clientes e todos outros contatos de seus negócios.

Segundo a revista Exame, hoje, 87% das empresas, que usam o WhatsApp, acreditam que o aplicativo ajuda na comunicação com os clientes e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.

Além de contato imediato por meio de mensagens em texto, áudio ou vídeo, WhatsApp Business permite criar e exibir o perfil da empresa, apresentação de produtos e serviços, e outras informações relevantes do seu negócio.

No caso de usuários que já usavam o seu número de conta particular para se comunicar com os contatos corporativos, ao instalarem o WhatsApp Business, podem fazer a migração dos contatos de forma segura, sem perder nenhum dado da antiga versão da ferramenta. Todas as mensagens trocadas serão importadas, com novos recursos para aperfeiçoar o atendimento corporativo.

O aplicativo permite também automatizar conteúdos, como informações de horários de funcionamento, campanhas de marketing, agradecimento após um atendimento e outras ações de relacionamentos com seus contatos.

Outra possibilidade valiosa é a verificação de métricas. Para ajudar na mensuração, o aplicativo disponibiliza em configurações a função “Estatísticas”. Quando ativada é possível ver dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. As conversas também podem ser etiquetadas com marcadores como “pago”, “novo cliente” e “pagamento pendente”.

Já para os clientes ou outros contatos da empresa, o aplicativo também traz muitas vantagens. Ele valida, por exemplo, o número do celular como um canal legítimo de diálogo com a empresa, assim como em outras redes sociais há um selo de conta verificada.

Mas para explorar todas oportunidades de negócios, os especialistas recomendam pesquisar as funcionalidades e os pós e contra do WhatsApp Business, para que se faça um bom uso nas empresas.

Antes de começar a usar, por exemplo, sugerem um plano de gestão de mensagens e conteúdos anexados, para organizar o armazenamento e o controle de voz e dados trocados com os clientes. Outro desafio, talvez o mais complexo de seu uso no ambiente corporativo, é definir quem vai receber e responder as mensagens do WhatsApp Business, considerando que ele é vinculado a apenas um número de celular.

“Na nossa empresa de locação de equipamentos para eventos corporativos, o WhatsApp Business agilizou a dinâmica de atendimento antes e durante os eventos. Temos uma equipe sempre pronta para atender via Whatapp Business, afinal, em eventos ocorrem com certa frequência emergências de novos pedidos ou substituições de equipamentos”, diz Helivelton Costa, da equipe técnica e operacional da VCR.

E você já agregou o uso desse canal direto com seus fornecedores e clientes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s