Tendências de tecnologias para eventos em 2019

Em sintonia com o mercado de eventos, a indústria de aplicações digitais está em constante evolução, com inovações e invenções vindas de dentro e de fora do setor. Num ritmo veloz , traz soluções para interações mais ágeis, promoções mais abrangentes, engajamentos mais personalizados e segurança e coleta de dados mais eficazes.

Diante desse cenário, os especialistas apostam tendência de o setor consolidar de vez a convergência de processos analógicos para digitais. Mais digitais, os eventos oferecerão experiências muito mais imersivas e impactantes para todos os envolvidos e, consequentemente, indicadores e receitas mais expressivos para os gestores.

Atenta às demandas, a indústria de eventos tende também a lançar soluções digitais cada vez mais populares e de menor custo, dando oportunidades a pequenos e médios eventos de migrarem seus processos analógicos para digitais eliminado de vez, por exemplo, o uso de planilhas e crachás de credenciamento.

Veja a seguir as principais tendências tecnológicas para o segmento de eventos em 2019.

Aplicativos e microsites
3-conference-app-gamification-eventPopulares, os aplicativos de eventos continuarão em ascensão, afinal podem agregar e integrar infinitas possibilidades de processos de gestão, na pré-produção, durante e pós-eventos. Entretanto, estima-se, que em 2019, o custo de aplicativos continuará alto. Mas, em um evento de larga escala, o investimento pode valer a pena para dar mais agilidade aos processos de organização de eventos.

Já para empresas de menor porte, os especialistas acreditam que a tendência pode ser a produção de microsites, uma solução mais econômica, cerca de um sexto do custo de um aplicativo de gestão.

Com aparência personalizada, os microsites podem apresentar interfaces que imitam muito bem as de aplicativos, inclusive com funcionalidades similares de registro, promoção, integração, venda de ingressos e outras tantas, além de versão para smartphones.

Reconhecimento facial e QR Code
reconhecimento facialA adoção de QR Code ou reconhecimento facial é forte tendência digital para substituir formas tradicionais do credenciamento. Isso porque essas tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis, especialmente para pequenos e médios eventos.

Agregadas a aplicativos digitais de gestão de eventos, ambas contribuem para reduzir filas e atrasos de credenciamento. Outra grande vantagem dessas tecnologias é a coleta de dados e o processamento de relatórios e indicadores para uso em planejamentos futuros, com nível mais assertivo de segmentação e promoção de marketing, por exemplo.

Especialistas apontam que o mercado de eventos tende cada vez mais a adotar o reconhecimento facial por considerá-lo um método de check-in mais rápido e seguro, e principalmente porque ele “impressiona” os participantes logo na entrada do evento. É o sistema mais preferido por ser prático, já que não são necessários apresentar e-mails de confirmação, tickets eletrônicos, QR Code ou códigos de barras. Basta os participantes sorriem para a câmera.

CRM
Outra tendência para o mercado de eventos é o avanço significativo de integração de plataformas de CRM e provedores de análise de dados de eventos. Com uma base de dados integrada, os gestores podem obter resultados precisamente quantificados nos processos de gestão antes, durante e depois dos eventos.
Tais indicadores podem ser usados tanto para fazer correções no meio do caminho assim como para melhorar as estratégias de eventos futuros, assim como investir em experiências únicas e estratégias de marketing dirigidas a cada participante.
Além disso, a integração de sourcing e formas de pagamentos a plataformas de CRM tende a colocar um fim a esses pontos problemáticos para gestores de eventos.

Phygital
TRANSMISSAO EVENTO2Especialistas do mundo afirmam unanimemente que o futuro é mesmo phygital, a interseção das dimensões física e digital que pode se dar por meio de inúmeras tecnologias, como o smartphones.

Em 2019, a tendência é ampliação de aplicações dessa interseção. Diante dessa perspectiva, surge, então, uma questão: reuniões virtuais são definidas para substituir eventos ao vivo? A resposta dos especialistas em gestão de ventos para isso é um retumbante “não”. Defendem que cada uma tem uma função e objetivo. Mas, para eventos cada vez mais complexos que envolvam participantes de vários locais ao redor do mundo, apostam que a tendência é mesmo adoção de conferências tipo phygital ou hibrida.

Pesquisas revelam que os eventos virtuais ou híbridos têm uma influência positiva na participação ao vivo. São maneiras eficazes para se divulgar e compartilhar mensagens e conteúdos com um público maior, além reduzir custos de viagens e otimizar o tempo dos envolvidos.

Realidade virtual
vrO ritmo de desenvolvimento de aplicações de realidade virtual baseada na web ou em dispositivos móveis deve ser mais acelerado em 2019, tornando o mercado de eventos e conferências remotas uma área pronta para sua adoção. No entanto, deve fechar o ano sem avanço suficiente para torná-la verdadeiramente imersiva para eventos.

Usada em grande escala em diversos segmentos, como a de hotelaria, a aplicação 360 graus baseada em realidade virtual já possibilita aos gestores, por exemplo, compartilhar seus ativos, exibindo interiores e exteriores de seus espaços à distância.

Essa e outras tantas possibilidades de aplicação da realidade virtual devem ampliar o interesse de gestores de eventos que investem em inovações para conectar e ampliar audiências remotas. Assim como hotéis, os centros de convenções e espaços de grandes eventos devem aumentar as aplicações 360 graus para também minimizar a complexidade de visitas de gestores de eventos nos locais.

Outra aposta que deve ser ampliada nesse próximo ano é sua aplicação para aumentar a venda de ingressos online e ofertar oportunidades de os participantes interagirem com os organizadores e outros participantes, nas diversas fases da organização de eventos.

Os óculos de realidade virtual, os VRs, também continuarão em alta em diversos formatos de eventos. É uma nova forma de interação e imersão de participantes de eventos que exploram desafios. Com recursos cada vez mais inovadores, são apostas para gestores de eventos que buscam ferramentas dinâmicas e atraentes para informar, treinar e divertir seu público. As possibilidades de uso são amplas, de jogos virtuais até tour 360 graus. Outra tendência para o mercado de eventos é o aumento de empresas que alugam VRs e personalizam as atividades de acordo com a proposta do evento.

Realidade aumentada
A realidade aumentada, tecnologia que cria a ilusão de que elementos virtuais fazem parte da realidade, é uma tendência promissora para apresentações em conferências ou exposições de produtos.

Usada em grande escala para criar imagens realísticas em 3D, o marketing de empresas aposta nessa tecnologia para dar maior fidedignidade aos produtos. É particularmente adequada para anúncios da indústria automotiva, apresentações de objetos de estudo em conferências de medicina e atividades de educação, nas quais se revela muito assertiva para o desenvolvimento dos participantes.

No mercado de eventos, a realidade aumentada vem sendo muito explorada para jogos que mesclam as dimensões virtual e real. Com sistemas e provedores mais velozes em 2019, a tendência do mercado é ampliar a aplicação dessa tecnologia através de uso de smartphones e conexão de internet.

Outra tendência é ampliar o uso de realidade aumentada na comunicação de informações complexas de maneira visual. A Google, por exemplo, já anunciou o desenvolvimento de um serviço de posicionamento visual, usando seu sistema ARCore. Por sua vez, o iOS12 da Apple e os avanços do iPhone X em AR usados ??para ajudar os participantes a navegar em grandes eventos.

Chatbots
Em 2019, a dica para os gestores de eventos é aproveitar o máximo o poder dos assistentes chatbots para dar a melhor resposta para o público em qualquer evento.
Baseado na tecnologia de inteligência artificial, o chat é o canal de diálogo mais atraente e rápido para os participantes, e que não vincula as equipes dos eventos a responder a perguntas do tipo “onde é o banheiro”.

E, pelo fato de os assistentes chatbots utilizarem o recurso da voz, tende a ser ainda mais popular, porque são fáceis e agradáveis ??de usar e atuam como atendentes pessoais.
Como a interação do chat pode ser também divertida para o público, é tendência se tornar ideal para ajudar os participantes em todas as fases dos eventos. Desde a pré até pós-eventos, os gestores podem programar os chatbots para lembrar os participantes, por exemplo, de suas agendas e outros interesses sobre o evento.

Além disso, os chatbots podem ser usados ainda para pesquisar e coletar informações mais significativas para gerenciamento dos eventos, incluindo respostas emocionais aos relatórios de indicadores de gestão de eventos.

Mídias sociais
painel para eventosOutra certeza é que não se faz mais eventos, sem redes sociais. Assim, em 2019, os gestores continuarão investindo pesado em tecnologias de relacionamento social e na medição de retorno das experiências e como as pessoas se envolveram compartilhando ou curtindo postagens por meio de aplicativos de redes sociais.

Assim como o reconhecimento facial, a indústria de eventos deve ampliar a oferta de tecnologias baseadas na neurociência para medir respostas emocionais de participantes coletadas por meio de redes sociais e chatbots.

Em 2019, a tendência é investir ainda mais em youtubers influenciadores para propagar comentários sobre os eventos. Essa estratégia vem sendo bastante eficaz para obter conexões online mais fortes e experiências mais significativas de motivação e engajamento de participantes. Assim como, para estimular os participantes a produzir conteúdos espontâneos para ampliar a abrangência e audiência a distância dos eventos.

Drones
medium_P3C_01A indústria de drones não para de oferecer novidades para qualquer aplicação. Em 2019, a tendência é de muito mais soluções para atender desde pequenos a grandes eventos.

Uma novidade a ser explorada no próximo ano integra algoritmos para se trabalhar com reconhecimento facial e dispositivo para identificar sons, com grande potencial para a segurança em eventos. Outros modelos ampliam a qualidade de imagens de suas câmeras, apostando na tecnologia 4K, garantindo, assim, projeções de conteúdos de alta qualidade em grandes telas.

Projetor, som e TV
mapping_ponteProjeções de mapeamento 3D e 4D para causar experiências imersivas continuarão em alta nos salões de eventos em todo o mundo, em 2019. Deverá ter um crescimento significativo, atribuído aos avanços acelerados das tecnologias de modelagem e visualização e ao aumento da produção de conteúdos nessas dimensões. Mas, no Brasil, ainda continuará restrito aos grandes eventos, devido ao alto custo de produção e à baixa oferta de equipes especializadas na implementação dessas tecnologias.

Já para eventos de negócios, desde espaços reduzidos como salas de reunião até grandes auditórios de conferências, espera-se mais ofertas a custos mais acessíveis para compra ou aluguel de projetores portáteis com mais recursos, como tecnologias a laser, resolução Full HD, 4K ou LCD, funções de monitoramento e controles via internet e desempenho de alta qualidade de imagem. Tudo isso deverá estimular o uso de dessas tecnologias imprescindíveis em qualquer evento, inclusive de pequenos e médios portes como reuniões de trabalho e treinamentos que buscam agregar à projeção interatividade, imersão e integração colaborativa.

A demanda de compra ou aluguel equipamentos de som sem fios continuará em alta em 2019. A indústria já apresenta uma ganha de modelos sem fio, que vai de caixas de som até microfones de mão, lapela, de superfície ou gooseneck. Sistemas de som altamente flexíveis e escaláveis para qualquer evento, com avanços que garantem estabilidade de sinal, alta eficiência de espectro, baixa latência, segurança de sim por criptografia, conexões bluetooth e web, faixa de TV UHF e outras frequências.

No próximo ano, a oferta de tecnologias de excelência de TV para eventos continuará vasta para qualquer tipo de evento, com inovações nas tecnologias LED, LED, OLED, 4K, Ultra HD, Smart, 3D e de tamanhos variados de até 100.polegadas. Um design que poderá causar impacto é o modelo de tela modo ambiente que exibe imagens de parede, camuflando a sua tela, ou de obras de arte ou qualquer outra imagem para compor um quadro na decoração do ambiente.


Fontes:
http://www.conference-news.co.uk/blogs/top-event-trends-2019
https://www.cwt-meetings-events.com/2019metrends/#!/page/7/1
http://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2017/10/04/o-futuro-chegou-e-ele-e-phygital.html

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