Dar visibilidade aos posts do público: uma boa estratégia para promover oportunidades de seu evento

Antes da era digital, os eventos eram ocasiões insulares nas quais somente os inscritos usufruíam presencialmente de seus conteúdos. Agora, na era de redes sociais digitais, praticamente tudo é compartilhado. Isso significa que os eventos não têm mais audiência singular, restrita pelo espaço delimitado.

Nesse novo cenário irrestrito, resta aos gestores pensar estratégias de comunicação e marketing digital para explorar o potencial de virilização espontânea de conteúdos de seus eventos. Mas não basta facilitar o compartilhamento, é preciso dar visibilidade às mensagens, usando modernas tecnologias de projeção conectados a aplicativos de redes sociais.

Todas essas possibilidades estimulam os participantes a se envolver com o evento, gerando e compartilhando suas experiências com suas redes. E quando isso acontece, as mensagens se espalham para outras redes e outros seguidores, construindo um buzz de marketing de ampla abrangência. Ocorre uma promoção espontânea que expõe as marcas a um novo público com grande potencial para gerar novos negócios.

Pesquisas recentes sobre esse tema revelam que, quando o evento oferece oportunidades de compartilhamento e projeção de conteúdos dos eventos, o engajamento dos participantes aumenta em até 30%, reduzindo a tarefa dos organizadores e, consequentemente, custos de publicidade e marketing.  

E por que eventos são ambientes perfeitos para se compartilhar e dar visibilidade aos posts?

Primeiro motivo, são atividades inéditas e de curta duração. Segundo, os participantes aguardam ansiosamente por eles por algum tempo. Isso estabelece a base perfeita para que as pessoas queiram compartilhar  e exibir suas experiências com seus seguidores sociais.

No entanto, produzir eventos repletos desses tipos de engajamento e interatividade digital não é tarefa fácil. Confira algumas formas e tecnologias para estimular a criação, o compartilhamento e a projeção de posts.

Selfie

É certo que todo mundo adora uma boa selfie (mesmo que seja difícil admitir isso). Certos do poder dessa promoção, alguns eventos apostam em molduras gigantes que destacam pontos turísticos ou atrações do próprio evento, para o público registrar selfies. Uma solução criativa que transforma o público de eventos em promotor e amplificador espontâneo de audiência.

Hashtag

Investir na divulgação de conteúdos em redes sociais também é um bom negócio para o segmento de eventos. Uma hashtag relevante pode conectar os pares e conquistar outras audiências, além do espaço restrito de um evento. Portanto, recomenda-se investir em campanhas que estimulem as redes a responder perguntas de hashtag criativas do evento para gerar e ampliar o engajamento e a promoção espontânea.

Jumbotrons

De viagens a fortalecimento de marcas, a estratégia de marketing baseada na autenticidade é a onda do momento. Isso poque os consumidores desejam conexões mais profundas com as marcas que consomem. Ou seja, só compram se confiarem em quem está vendendo. E mais: elas confiam, cada vez mais, nas opiniões de suas redes sociais, mais do que as de uma marca. Por isso, propiciar o compartilhamento dos conteúdos de eventos é a maneira mais produtiva de promover autenticidade. Jumbotrons são   impactantes para projetar os conteúdos compartilhados pelos participantes.

Painel ou mural

Menos impactantes que jumnotrons mas tão eficientes quanto, os painéis ou murais de projeção digital também são mídias com potencial para proporcionar aos participantes os sonhados 15 minutos de fama.  Afinal, mais que ampliar informação, conhecimentos, experiências network e negócios em eventos, as pessoas querem ser vistas pelos seus pares.  Para isso, além de modernas tecnologias de projeção, recomenda-se investir numa hashtag criativa, convidar os participantes a compartilhar fotos, vídeos e experiências e projetar tudo num grande telão. Dar visibilidade às publicações dos participantes nas redes sociais pode ser um diferencial com bons resultados.

Concurso

Fora dos parâmetros tradicionais, as empresas também devem encorajar ativamente seu público-alvo a compartilhar sua marca ou seus produtos e serviços em evento. Agregar atividades lúdicas agregadas a aplicativos dos eventos é uma estratégia eficaz que pode render bons resultados para seus negócios. Promover, por exemplo, concursos premiados de respostas mais criativas sobre determinado tema, antes e durante os eventos, integram e estimulam os participantes a compartilhar em suas redes sociais.

Influenciador

Hoje, diversos segmentos investem em marketing de influenciadores digitais para gerar engajamento. Pesquisas comprovam que os consumidores confiam mais nas experiências de seus pares do que nas marcas, e é por isso que o marketing de influenciadores é tão expressivo no momento. Alavancar os influenciadores em eventos pode gerar mais agitação, já que eles já possuem um sólido e leal acompanhamento. Essas são as pessoas nas quais os usuários online confiam, e aproveitar sua credibilidade pode ser uma ótima maneira de construir um engajamento autêntico.

Foto: https://blog.flowics.com/new-content-inbox

 

 

 

 

 

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