Mentimeter: boa aposta de apresentação para atrair e engajar plateia em eventos

Diante da alta competitividade do segmento, os profissionais de eventos estão sempre a procura de ideias criativas que gerem experiências de impacto para conquistar mais público e reter audiência durante as atividades.  E apostam em soluções digitais inovadoras de fácil implementação, de baixo custo e com garantia de usabilidade e resultados satisfatórios tanto para expositores e patrocinadores como para o público-alvo.

Dentre milhares de ofertas inovadoras para esse mercado de eventos, a  plataforma web Mentimeter  se destaca como uma alternativa eficaz de audiência interativa para aumentar o engajamento do público, estimular a coprodução de ideias e compartilhar a responsabilidade de decisões, além  de proporcionar diversão e experiências novas.

Graças a gama de recursos, tornou-se protagonista de apresentações em eventos modernos, em todo mundo. Totalmente baseada na web, a plataforma Mentimeter pode ser exibida por meio de projetores multimídia e acessada por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, sem necessidade de instalação de novos softwares ou aplicativos. Ideal para envolver o público-alvo e obter respostas rápidas e dados qualificados para análises de indicadores de audiência e outros propósitos dos gestores.

Com acesso gratuito e interface fácil de usar, a Mentimeter garante tráfego criptografado com certificação SSL e outros recursos de segurança de informação. Não limita a quantidade de apresentações, interações ou votos ou outras dinâmicas, podendo ser usada em eventos de pequena, média ou grande audiência.

As possibilidades de aplicações dinâmicas para se interagir com o público são muitas. É possível agregar pesquisas de opiniões, votações, avaliações etc. em tempo real, durante e após as apresentações, em conferências, programas de treinamentos e educação e eventos em geral. Ela agrega, ainda, um gama de dispositivos para se trabalhar estratégicas de sensibilização, mobilização e participação proativa do público-alvo. O anonimato e o feedback imediato, por exemplo, ajudam a ampliar o envolvimento e a minimizar, se houver, mal-entendidos e desinteresses. Assim como a oferta de mecanismos de transparência de resultados e corresponsabilidade, que fazem também com que os participantes se sintam parte das decisões, ampliando, consequentemente, a qualidade das apresentações.

As aplicações mais utilizadas da plataforma Mentimeter são:

Múltipla escolha – Tipo de pergunta mais popular que permite ao público escolher uma ou mais opções de respostas.

Escolha de imagem – Permite que o público vote em imagens para interagir de uma nova maneira.

Palavra nuvemEstimula o público enviar palavras para votação.

QuizQuestionário de competição divertida e de aprendizado para energizar o público.

Escala – Uma maneira rápida de obter dados e indicadores úteis para análises sobre tendências e progressos.

Pergunta em aberto – Permite ao público enviar respostas livremente, ideal para capturar insights ao vivo, por exemplo.

Perguntas do público – Dá voz ao público, com uso de moderador para controle sobre a apresentação.

Geração de leads e análises– Coleta dados e informações do público durante as apresentações, disponibilizando leads e indicadores para análises.

Selecionamos aqui alguns artigos básicos que podem ajudar você a se familiarizar com o uso dessa inovadora plataforma, desde a criação até a apresentação de uma apresentação. Em seguida, destacamos também dois exemplos práticos de como usar o Mentimeter em apresentações.  Confira:

Dicas de como funciona o Mentimeter 

Como criar uma apresentação: http://help.mentimeter.com/our-best-advice-for-successful-mentimeter-presentations/creating-presentations?_ga=2.129621516.1039035930.1530103382-389671980.1529081120

Como testar a apresentação: http://help.mentimeter.com/our-best-advice-for-successful-mentimeter-presentations/testing-presentations?_ga=2.21732795.1039035930.1530103382-389671980.1529081120

Requisitos técnicos para a execução: http://help.mentimeter.com/our-best-advice-for-successful-mentimeter-presentations/network-and-physical-setup?_ga=2.21732795.1039035930.1530103382-389671980.1529081120

Dicas antes e durante sua apresentação: http://help.mentimeter.com/our-best-advice-for-successful-mentimeter-presentations/before-and-during-presentations?_ga=2.66138670.1039035930.1530103382-389671980.1529081120

Exemplos práticos de apresentações Mentimeter 

  • Um consultor está moderando um evento para um grupo diversificado de empreendedores, um público que diverge tanto em termos de idade quanto de experiência no uso de tecnologias. Diante disso, ele quer introduzir algo inovador, mas fácil de usar para atrair a participação de todos. Então, ele planeja uma apresentação com o Mentimeter, usando esta dinâmica.

Conhecendo o público  – Uma ideia é iniciar a apresentação com uma questão de múltipla escolha. Por exemplo: pergunte aos participantes qual setor de negócios que eles pertencem.

Integrando o público – Para manter a energia e preparar os participantes para os próximos desafios, ele propõe uma atividade divertida de socialização e integração. Ele propõe o arremesso que usa uma nuvem de palavras para permitir que o público digite livremente três fatores que eles acham que são os melhores.

Escolhendo o vencedor –  O consultor usa o Quem Vai Ganhar? Um tipo de pergunta para determinar o vencedor do desafio. Esta é uma maneira rápida e ótima de votar no melhor arremesso e apenas revelar o vencedor ou vencedores. Não há segundo lugar ou perdedores, para manter a atmosfera relaxada.

Compartilhando os resultados –  Pós-evento, o consultor compartilha o vencedor do pitch em sua conta no Twitter para permitir que todas as pessoas que estavam no evento saibam quem ganhou e dê a eles a oportunidade de comentar sobre os resultados.

  • Uma conferencista sobre tecnologia web usa o Mentimeter para manter o público interessado no assunto. Ela aplica uma dinâmica que permite a troca de ideias e energia entre ela e os participantes.

Conhecendo o público –   A conferencista começa sua apresentação apresentando uma questão de múltipla. Isso permite que ela adapte sua mensagem para atrair os setores específicos do público e também permite que o público saiba como todos são distribuídos.

Analisando o conhecimento do público –  Para capturar o conhecimento do público sobre o assunto, ela visualiza o resultado em tempo real. O resultado dá a ela e ao público insights sobre a próxima grande coisa a ser abordada e criando, assim, uma base consistente para debater com o público.

Interagindo com o público – Durante a apresentação, ela usa o recurso Open Ended para permitir que o público envie as perguntas em tempo real, sem interromper seu discurso. Em seguida, ela selecionada as mais relevantes e compartilha as respostas durante ou no final da apresentação.

Avaliando o discurso – Durante a apresentação, ela lê novamente e seleciona perguntas do público procurando esclarecer o que poderia ser mais enfatizado nos discursos seguintes.

Fonte de conteúdo e foto: https://www.mentimeter.com/inspiration#conference

 


 

VCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s