Tecnologias que não podem faltar no seu evento

A cada evento é preciso investir em ideias novas e criativas para atrair participantes e patrocinadores e, principalmente, conquistar o interesse deles para as próximas edições. Mas, para transformar as ideias em projetos de sucesso, é fundamental agregar tecnologias up to date antes, durante e pós-eventos. Veja estas tendências em alta no mercado.

Reconhecimento facial

Há tempos, essa tecnologia é popular nas redes sociais. Sua eficiência para ampliar a audiência atraiu outros segmentos. Em eventos,  pode-se incentivar participantes e patrocinadores a marcarem tags em suas fotos nas redes sociais de si mesmos e de seus amigos. É recomendável também criar um álbum oficial dos  eventos para ampliar a participação. Novos aplicativos de gestão de eventos em desenvolvimento agregam algorítimos que calculam características faciais, penteados, formas de corpos, expressões, linguagem corporal e outras variáveis. Mais inovações que prometem revolucionar ainda mais os processos de check-in, feedbacks dos participantes e patrocinadores e segurança no local.

Pulseira inteligente

Esse adereço de controle de entrada e circulação em eventos já é popular e, dependendo do evento, tornou-se um souvenir de desejo. Produzida em diferentes formatos, a pulseira inteligente traz um chip de identificação que, além de substituir ingresso e pagamento físicos, pode agregar as experiências dos participantes e patrocinadores. Ao ativar essa solução no check-in, por exemplo, os gestores podem coletar dados e permitir que os patrocinadores promovam ações de marketing mais criativas durante o evento, como enquetes, sorteios de prêmios e outras ideias virtuais lançadas de acordo com as atividades e em tempo real.

Chatbot e AI

As possibilidades de uso de IA são infinitas… Em eventos, o uso de chatbots ajuda os participantes e organizadores a interagir com seu público de forma mais eficiente. Pode-se, por exemplo, agregar um plug-in nas páginas das redes sociais do evento para responder online as dúvidas do público sobre inscrição, programação, locais, hospedagens etc. Com certeza, o público vai ficar satisfeito em receber respostas instantâneas. A inteligência artificial também está configurando recomendações cada vez mais personalizadas para o processo de inscrição. Já existem aplicativos de eventos com plug-in de AI que interpretam dados de perfis de mídias sociais dos participantes inscritos e, durante o evento, recomendam atividades, sessões de conferência, encontros, lançamentos etc.

Aplicativos 

Que os aplicativos já dominam as atividades de eventos, isso é fato! Especialmente em grandes eventos, uma variedade de funcionalidades vem sendo desenvolvida para facilitar a gestão dos processos antes, durante e pós-eventos. Tornam-se cada vez mais essenciais para ajudar os participantes a organizar agendas de palestras, ampliar as oportunidades de network, escolher programação e identificar locais das atividades, criar listas personalizadas etc. Também agregam ferramentas estratégicas para gestores e patrocinadores interagirem com o público-alvo e se beneficiar dos dados obtidos por meio delas. Informações de valor para se avaliar os resultados dos eventos realizados e planejar os futuros. Diante de tantas possibilidades, fica o desafio para os gestores: escolher ou personalizar aplicativos com as melhores configurações para cada tipo de seus eventos.

Live streaming + crowdsourcing

Transmitir eventos ao vivo já é uma prática popular, mas a cada ano surgem aprimoramentos que ampliam a qualidade e velocidade da transmissão. Se você ainda não investiu nessa tecnologia, é hora apostar no compartilhamento live streaming para impulsionar ainda a abrangência de seus eventos. Opções de plataformas live streaming não faltam para conectar seguidores e compartilhar conteúdos dos eventos: Periscope, Facebook Live, YouTube, Twiter, Instagran. Uma boa estratégia é incentivar o público presente a compartilhar a transmissão ao vivo das atividades com o público que não pode comparecer. É recomendável também oferecer infraestrutura de rede wi-fi de qualidade para incentivar os participantes a usar plataformas live streaming.

Além dessas inovações, gestores de eventos já vêm apostando em drones com câmeras HD acopladas para captar imagens panorâmicas do espaço e das atividades. Recentemente, o Facebook lançou funcionalidade para transmissão ao vivo por meio de drones produzidos pela DJI — como Phantom, Inspire e Matrice.

E mais: agregar crowdsourcing à transmissão ao vivo de eventos é outro diferencial que soma outros valores. Esse conceito inovador vem sendo usado para estimular os participantes a compartilhar e debater experiências e novas ideias com grande público fora do espaço dos eventos. Uma aposta que pode trazer vantagens competitivas para seu próximo evento.

Social media wall

A “parede” de mídia social é mais um canal para exibir postagens e fotos dos eventos. Como estratégia de marketing digital, esse tecnologia digital promove as hashtags corretas de seus eventos e pode gerar entusiasmo do público em tempo real. No geral, essa ferramenta registra, antes e durante os eventos, as postagens do público de suas principais redes sociais e facilita sua reutilização após  sua realização. No mercado, há uma variedade de plataformas gratuitas ou pagas para uso profissional de social media wall. Algumas permitem agregar postagens de mídias sociais para exibição no evento e em seu website ou em anúncios on-line. Outras, além de coletar postagens sociais antes e durante o eventos, geram relatórios de analise o engajamento do público. Muitas têm ainda opções extensivas de moderação e publicidade.

Projeção 3D, video mapping, 360º…

Todo evento hoje tem projeção, seja um audiovisual padrão ou 3D ou video mapping ou 360º. Populares no mundo todo, essas tecnologias produzem eventos mais dinâmicos. Atenta à demanda do mercado de eventos, a indústria de equipamentos audiovisuais lança todo ano projetores e telas inovadores para diferentes tipos de espaços e formatos de eventos. Os produtores de conteúdo, por sua vez, criam conteúdos em 3D, vídeo mapping e 360º cada vez mais criativos para impactar o público. Entre tantas inovações, resta aos gestores escolher projetores com as configurações mais adequadas para cada tipo de evento. G Há modelos de projetores com luminosidade a laser, lentes de longa ou ultracurta distância e resolução de imagens de altíssima nitidez e até modelos que conseguem reproduzir imagens debaixo d’água. Para quem quer investir na projeção 360o, essa é uma tecnologia inovadora de realidade virtual capaz de transformar o espaço em um ambiente multimídia imersivo de impacto sensorial que pode provocar emoção e ampliar a compreensão sobre o conteúdo projetado. Se a ideia é impactar uma grande plateia, o video mapping é a uma aposta para criar cenário virtual atraente. E já que toda projeção demanda uma superfície de qualidade, o mercado oferece também uma infinidade de modelos de telas. Uma das tendências em alta são as screen stretch  que permitem projeções como elementos cenográficos dos palcos ou outros espaços.

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