Projeção integra efeitos especiais e ações ao vivo no novo show Velozes e Furiosos

Recentemente, o show de estréia da nova turnê da franquia Velozes e Furiosos mostrou que tecnologia de ponta, criatividade e ousadia são “ingredientes explosivos” para se criar um espetáculo fantástico. Integrados neste show ao vivo,  garantem sequências de acrobacias e colisões “que desafiam a morte” numa arena em que carros e personagens reais se sincronizam a efeitos especiais de imagens mapeadas e animações 3D. Mais uma produção inovadora que comprova as possibilidades de uso da tecnologia de projeção em eventos.

Segundo os produtores do Kate Dawkins Studio, as equipes de criação adotaram a estética gráfica estilizada semelhante a um jogo. E as projeções foram produzidas de forma a dar à dinâmica de show ao vivo a mesma intensidade das sequências icônicas da série. Para isso, as equipes apostaram na integração de efeitos digitais, inovando na criação e sincronização de elementos complementares por meio de mapeamento e animação 3D.  No gerenciamento dessa complexa produção, as equipes de Kate Dawkins Studio contou com a parceria de Dandelion + Burdock, empresa especialista em mapeamento e sua colaboradora de longa data.

 

O desafio das equipes foi criar ações virtuais que interagissem precisamente com as ações ao vivo e, ao mesmo tempo, fossem dinâmicas, “explosivas”, como as da série. Para garantir o máximo de impacto ao vivo, as equipes criaram sequências modulares e, durante a pré-produção, realizaram testes e ensaios de todas as ações das sequências.

As sequências do show são ambientadas em cenários que reproduzem lugares de Tóquio, Los Angeles e até da Rússia. A ideia foi reproduzir os ambientes da série e, ao mesmo tempo, valorizá-los por meio dos efeitos de dimensão 3D e projeção mapeada. Para a projeção mapeada contínua, foram instaladas duas superfícies planas: um piso e uma parede posterior. Por sua vez, as animações em 3D foram sincronizadas às cenas mapeadas e às ações ao vivo, tanto no palco quanto nas peças controladas mecanicamente.

As peças de ações-chave das performances ao vivo, como carros e caminhões que colidem, petroleiros que rebotam de canyons, submarinos sendo esmagados pelas geleiras e aviões em chamas caindo no chão, são efeitos em 3D. Para isso, foram necessários vários mecanismos de renderização de imagens e composição utilizando softwares sofisticados, como Adobe After Effects, que possibilitou que as passagens de renderização fossem combinadas ou refinadas, e pós-efeitos serem aplicados em cenas dos personagens da série, filmadas em estúdio, em cromokey (tela verde).

A ferramenta de criação visual em tempo real Notch foi usada para gerar uma série de efeitos em tempo real sobre as animações pré-renderizadas. Blacktrax foi usado para rastrear os carros e apresentadores em tempo real, fornecendo feedback aos sistemas de iluminação e projeção, e informando exatamente onde os carros se posicionavem no palco o tempo todo.

O processo técnico foi aprimorado pelo Previz, um serviço on-line que permitiu visualizar praticamente o conteúdo em uma representação 3D do palco. Foi uma maneira rápida e eficaz da equipe testar o trabalho em qualquer lugar e se certificar de que as perspectivas estavam funcionando corretamente e as diferentes superfícies de projeção estavam sempre em sincronia.

A equipe também apostou no que ela chama de “servidor de AV do time de trabalho”, um servidor de mídia 4 × 4 do Disfarce. A configuração compreendeu dois servidores com 24 saídas para 48 projetores DZ21K Panasonic 21K, fornecendo todos os pixels necessários para a tela expansiva.

A estreia do show Velozes e Furiosos ao Vivo, com aparição da estrela Vin Diesel, foi no início de março, na arena O2, em Londres, na Inglaterra, de onde seguirá em tour pela Europa e outros lugares nos próximos cinco anos.

 


banner VCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s