Projeção: o que há de novo para eventos corporativos?

É consenso no mercado de eventos que as tecnologias devem facilitar a gestão de processos, oferecer interfaces amigáveis aos usuários e melhorar as experiências dos participantes. Certa disso, a indústria audiovisual inova continuamente para atender as tendências desse segmento que segundo a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc), o crescimento médio é de 14% ao ano, com um giro financeiro de cerca de R$ 210 bilhões.

Então, quais novidades em 2018?

No segmento de projeção, observa-se que o foco da indústria nos últimos anos foi agregar dispositivos e funcionalidades a conceitos digitais consolidados: alta definição de vídeo, laser e dispositivos multiplataformas.

São aprimoramentos significativos que aumentaram as taxas de resolução de imagens e vídeos, luminosidade e contraste e ampliaram a conectividade e a interatividade no ambiente colaborativo.

A seguir destacamos avanços relevantes dessas tecnologias para ajudar você a escolher a melhor solução para sua necessidade, no momento de comprar ou alugarprojetores para seus próximos eventos.

Resolução, contraste e brilho

Na linha de projetores para eventos corporativos, observa-se uma gama de marcas e modelos que trazem upgrades de tecnologias de resolução HD, Full-HD, 3LCD, WUXGA, WXGA ou XGA, que elevam a qualidade da luminosidade, do contraste e do brilho de imagens, seja na projeção de apresentações, vídeos ou transmissões ao vivo.

Vale ressaltar que, no Brasil, os projetores de resolução 4K, que oferecem altíssima qualidade e riqueza de detalhes de imagem, ainda são caros para comprar ou alugar. Alguns lançamentos trazem também aprimoramentos para permitir exibição em qualquer tamanho de tela de cinema, de cerca de 10 m até 24 m. Sem dúvida, são ofertas que proporcionam detalhes cristalinos, alta relação de contraste (há modelos de até de 10.000:1) e nitidez realista em 2D ou 3D. No entanto, para eventos corporativos, não faltam boas opções para substituí-los.

Conectividade

As novas gerações de projetores agregam dispositivos wireless flexível para conexão wi-fi ou bluetooth, para ampliar o uso de Chromecast, Amazon Fire TV Stick, Microsoft Wireless Display e muito mais outros  aplicativos, sem precisar de cabos ou softwares adicionais. Incorporam também uma variedade de portas para conectar computadores de sistemas operacionais Windows, iMac e outros – ultrabooks, laptops, notebooks, chromebooks e tablets – e dispositivos móveis com plataformas IOs ou Android.

Não faltam também interfaces para controle remoto e novos designs e tamanhos para facilitar instalação, ajustes e operação em qualquer ambiente.

Pequenos espaços

Para reuniões de trabalho, workshops, oficinas, treinamentos etc., geralmente realizados em salas de pequeno ou médio porte com luz ambiente, os projetores mais indicados são os modelos que garantem resolução e conectividade wireless de qualidade e flexíveis de forma a atender às dinâmicas dos eventos e às características do ambiente. Tais funcionalidades são imprescindíveis nessses tipos de reuniões de trabalhos corporativos para criar um ambiente colaborativo de eficiência e produtividade.

Dentre as novidades deste ano, destacam-se aquelas com avanços na tecnologia LCD, projetada com três painéis (ou três chips) em cada projetor. Essa inovação, denominada 3LCD, garante projeções de imagens estáticas e em movimento mais naturais, luminosas e suaves.

Outra inovação relevante para esse tipo de evento traz melhorias de conexão via wi-fi ou bluetooth para que os participantes possam compartilhar apresentações e interagir simultaneamente lado a lado. No geral, a maioria também dispõe de dispositivos de alto brilho em cores e em branco e de contraste para garantir reprodução de imagens de alta qualidade. Boa parte agrega alto-falantes mono que para reuniões que reúnem poucos pessoas.

Diversas marcas oferecem também modelos mais compactos e com melhor qualidade de imagem e mais opções de interatividade.

15_tela interativaProjeção interativa

Sem dúvida, seu uso se mantem em alta em reuniões, workshops, oficinas, treinamentos etc., já que facilita a apresentação de conteúdos ao transformar qualquer superfície plana em uma área interativa. Para ampliar a qualidade de projeção, os novos modelos trazem melhorias nas resoluções HD e nas funções de telas sensíveis ao toque ou gesto. Esses dispositivos interativos permitem anotar ideias e exibir conteúdos, além de interação de forma presencial ou remota. Oferecem também funções de trabalho como capturar, salvar, imprimir, enviar e-mail, sem a necessidade de um computador. Alguns modelos realizam projeção a curta distância de até 100 polegadas, com o mínimo de sombras e reflexos.

Alguns modelos oferecem também canetas com maior precisão e novas funções de interatividade simultânea entre dois ou mais usuários. Ferramentas ideais para uso em eventos de engenharia e design, por exemplo.

Ambientes amplos

Boa parte dos novos projetores para espaços como auditórios, salões de hotéis ou centros de convenções traz uma gama de aprimoramentos, especialmente na resolução,  no brilho e no contraste de imagem, além de variedade de lentes motorizadas intercambiáveis para facilitar o posicionamento horizontal e vertical e ajustes de até 360 graus de projetores nos ambientes. Oferecem também outros dispositivos integrados aos projetores, como câmeras HD que facilitam a calibração de imagem e o ajuste de luminosidade. São inovações que ampliam as possibilidades de formas de projeção para atender as demandas de amplitude dos ambientes e as dinâmicas dos eventos de portes médio e grande.

As marcas que investem na tecnologia 4K lançaram novos modelos com melhorias na fonte de luz a laser que garantem projeção de imagens mais nítidas e com alto brilho homogêneo. Mas, como já ressaltamos, trata-se ainda de uma tecnologia restrita a grandes espetáculos e shows ou home theater por causa do seu alto custo no mercado brasileiro.

Painéis de LED

A impactante tecnologia de LED para painéis em grande escala continua proporcionando uma experiência visual única. A cada ano surgem aprimoramentos que tornam as imagens cada vez mais realistas, graças a evolução da resolução, luminosidade e nitidez dos pixels que compõem os painéis.

Dentre os novos lançamentos, destaca-se a tecnologia da Sony que combina LEDs ultrafinos como fonte de luz com o contraste superior ao alcance dos LEDs convencionais. O resultado é uma projeção de imagens em grande escala em altíssima resolução, em ambiente altamente iluminado ou escuro. Ideal para conferências, parques temáticos, museus, estádios esportivos, transmissão ao vivo de eventos, grandes shows e exposições.

Projetados em design sem borda, os múltiplos painéis de LED compõem telas de qualquer dimensão ou formato se moldura ou aberturas visíveis. E, para que o público possa visualizar as projeções completas, seja qual for a sua posição em relação à tela, essa solução oferece sistema de exibição com ângulo de visualização de quase 180 graus. Desenvolvida pela Sony em 2012 e aprimorada continuamente pela empresa, essa tecnologia vem sendo incorporada desde então por outros fabricantes, como a Samsung

Luz LED ou a laser?

Notam-se, ainda, avanços nas tecnologias de luz LED e a laser para aumentar a capacidade de uso de lâmpadas em até 20 horas. No geral, todos os fornecedores lançaram modelos com avanços significativos nessa tecnologia.

Entretanto, vale ressaltar que as lâmpadas tradicionais também continuam em alta e apresentam melhorias que ampliam a sua vida útil. De acordo com a duração do evento, vale ainda apostar nessa tecnologia ao considerar a relação custo-benefício.

Aplicativos

Na era dos aplicativos, não poderiam faltar ofertas para facilitar qualquer projeto de projeção em eventos. Antenados, os fabricantes já começam a disponibilizar em seus sites e rede sociais essa facilidade para seus usuários. A Epson, por sua vez, não perdeu tempo e já lançou o seu iProjection que permite compartilhar e controlar os conteúdos de dispositivos móveis iOS ou Android ou Chromebook, via wi-fi ou bluetooth.

15_proj 360Projeção 360 graus

A maioria dos fornecedores desse fantástica tecnologia de projeção é do exterior. As empresas que oferecem esse tipo de projeção aqui no Brasil, geralmente, atuam em parceria com essas empresas para dar conta de demandas que exigem equipes especializadas, tecnologias sofisticadas e infraestrutura complexa.

No geral, as projeções 360 graus em 2D ou 3D têm o propósito de impactar as pessoas, causar experiências imersivas ou expor simulações realistas e visualizações multimídias espetaculares.

Esse tipo de show integra projetores de alta resolução a sofisticados softwares de renderização de imagens, poderosos servidores de multimídia e modernas câmeras e telas de alta definição. Tudo isso implica altos investimentos e atualização contínua de profissionais de diversas áreas. Resultado: é um projeto caro que não cabe em qualquer orçamento de evento.

E o que há de novo?

Dos lançamentos no mercado internacional, destacam-se projetos que oferecem formatos e designs inovadores de telas, cúpulas ou tendas que possibilitam ampla gama de configurações e anglos de projeções multimídias em 2D ou 3D com visão 360 graus. São ofertas de infraestrutura que podem ser personalizados para atender às características dos espaços dos eventos e os tipos de projeções desejadas. Se a altura não permitir o tipo mais usado, a cúpula, por exemplo, há opções cilíndricas, uma solução prática que garante a projeção 360 graus. Ou, se a ideia é ainda mais ousada, há ofertas de telas para se pendurar no teto que permitem aos espectadores desfrutarem de projeção dupla (visão de dentro e de fora) em 360 graus, de qualquer lugar do ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s