Tecnologias para produzir apresentações de impacto e interagir com a plateia

 

Você concorda que uma imagem pode valer mil palavras?

Conheça algumas ferramentas que ajudam a transformar simples slides em telas impactantes!

Quem vivencia o mercado de eventos corporativos sabe que em qualquer um deles tem algum tipo de cerimônia de abertura, palestra… São atividades que demandam palestrantes experientes e bons de oratória. Mas agregar tecnologias inovadoras para ilustrar as falas e atrair o interesse da plateia é a melhor estratégia para destacar ainda mais o talento e a competência deles! E atualmente, não faltam ferramentas para ajudar a produzir apresentações atraentes e dinâmicas.

Veja a seguir, sugestões para:

  • formatar conteúdos
  • exibir textos e controlar o tempo
  • interagir e dar voz à plateia

PARA FORMATAR CONTEÚDOS

Transformar um simples slide em telas multimídias atraentes já é uma tarefa fácil. Há muita oferta de plataformas gratuitas ou pagas que tornam simples a criação de apresentações criativas e dinâmicas. Ideais para situações que não contam com o talento de designers gráficos.

Selecionamos aqui as mais usadas. Vale a pena conferir os prós e contras de cada uma:

Google Suite I Prezi I Canva I Visme I Adobe Presenter I Power Point Online

Além dessas, vale conhecer também: Powtoon, Genially, Trakto, Haidk Deck, SlideRocket e 280 Slides.

  • Google Suite

Oferece ferramentas possibilitam criar apresentações online de maneira compartilhada. Todo conteúdo pode ser salvo automaticamente e armazenada no Google Drive o que permite controlar e desfazer revisões.

  • Prezi

Essa plataforma mudou de vez o conceito de slide ao oferecer uma forma sofisticada de apresentação não linear que pode ser criada e exibida nas nuvens ou off line. Ela permite explorar o poder de narrativa visual, combinando dimensão espacial e movimento, para manter a plateia envolvida e guiá-la por meio de sua mensagem. Todo conteúdo – texto, imagens e vídeos – é produzido em uma estrutura única utilizando movimento livre em zoom, sem passar pelo formato slide.

  • Canva

Assim como o Prezi, com o Canva você esquece de vez do PPT tradicional! A interface é intuitiva, ideal para quem não tem habilidade e criatividade de designer. Disponível em plataforma online, ele oferece interface simples e uma biblioteca de modelos, recursos gráficos e banco de imagens. Vários são grátis e os outros custam apenas um dólar.

  • Visme

Esta plataforma também rompe o conceito PPT. Como Canva, oferece interface prática com modelos e biblioteca de imagens para se criar apresentações dinâmicas e criativas. A versão gratuita é limitada e disponível apenas em inglês.

  • Power Point Online

Quando foi lançado na década de 1980, ele revolucionou a forma das apresentações e tornou-se uma ferramenta indispensável em reuniões, palestras, conferências e em salas de aula. Mesmo incorporando inovações e acesso online, mante o conceito tradicional de slide e continuasendo o mais usado no mundo todo. Mas há rumores de que a Microsoft vai retirá-lo do mercado.

  • Adobe Presenter

As apresentações em Adobe Presenter são produzidas a partir de versões criadas em PowerPoint. Trata-se de uma ferramenta para “aprimorar” o design do PPT. Afinal, a Adobe é referência em design gráfico e preza pela alta qualidade de layouts, estilos, formas e diversos outros recursos visuais.

PARA EXIBIR E CONTROLAR O TEMPO DE APRESENTAÇÕES

  • mPrompt e Prompster

Esses aplicativos são teleprompter, indicados para ajudar a oratória de apresentadores em abertura de eventos, solenidades de posse, discursos formais etc. Oferecem recursos e operações amigáveis, mas o uso de um ou outro requer treinamento e ensaio para o manuseio correto de controles de exibição e velocidade dos textos. São tão eficazes que a plateia não percebe, na maioria das vezes, que orador esteja lendo.

  • Swoosh Presentation Control

Para projetar as apresentações, uma boa dica é usar este aplicativo que transforma o celular em controle para trocar telas com um simples movimento sobre a tela.

  • SpeakerClock e Simple Presentation Timer

Tanto um como outro funciona como timer e orienta o orador sobre o tempo da sua apresentação. São simples e fáceis de usar. São alternativas para substituir de vez o relógio de pulso sobre a mesa, pessoas com placas sinalizando os tempos restantes e tantas outras formas tradicionais de controle do tempo das apresentações.

PARA INTERAGIR E DAR VOZ À PLATEIA

  • Crowd Mics

Esse aplicativo transforma smartphones e tablets em microfones que se conectam ao sistema de som do evento por meio da rede wi-fi ou receptor bluetooth. Uma maneira simples de obter interação com a plateia ao vivo em qualquer tipo de evento. Quando ativado, ele permite ainda selecionar mensagens de textos enviadas pela plateia.

  • Poll Everywhere

Já esse aplicativo ajuda a interagir com a plateia. Os ouvintes podem votar e formular perguntas e opiniões usando o celular durante as apresentações.

O que você achou destas dicas? Você já usa alguma dessas ferramentas? Como foi sua experiência? Compartilhe seu comentário.

Leia mais! Acesse nossa página

VCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s