QR Code: solução de marketing dinâmico de baixo custo para eventos

qr_code_store_window-blog-halfO Quick Response Code (ou código de resposta rápida) continua em alta nos eventos corporativos. Fácil de implementar e usar, o QR Code ganhou força com os recursos inteligentes de smartphones e outros dispositivos móveis com câmera.

Além de oferecer uma variedade de aplicações, ele é uma alternativa de baixo custo e sustentável. Cada vez mais vem substituindo convites, formulários de cadastros, cartões de visita, folders e outros conteúdos das empresas que participam dos eventos. Ao ser agregado em diferentes mídias de marketing, ele redireciona instantaneamente para outras, como um site, um texto, uma imagem, um vídeo, um banco de dados etc. Essa possibilidade torna as campanhas de marketing mais dinâmicas, proporcionando mais produtividade para os gestores dos eventos e interatividade para o público-alvo.

Como funciona

As câmeras de smartphones, tablets ou outros dispositivos funcionam como scanners que codificam as informações para serem lidas em alta velocidade. Basta o usuário acessar um dos inúmeros sites geradores de código gratuitos e inserir um link do endereço para o qual as informações coletadas serão direcionadas. Feito isso, o sistema gera um QR Code personalizado para ser impresso em qualquer material de marketing e gestão dos eventos. Para sua leitura, o usuário deve instalar um aplicativo nos dispositivos que serão usados durante os eventos.

Ao gerar o QR Code recomenda-se ao usuário:

  • agregar ao código o logotipo da sua empresa ou de seu evento para dar confiança e despertar o interesse do público-alvo;
  • seguir as recomendações do gerador de QR Code, basicamente sobre: como inserir os códigos com sucesso; o que deve ser considerado ao imprimir; quais os formatos de arquivo para a impressão; como é que os códigos QR são digitalizados; a diferença entre código dinâmico e código estático.

 

Para conquistar o público, recomenda-se:

  • dar ao usuário uma razão para digitalizar. A curiosidade por si só pode ser suficiente, mas é preciso fornecer um motivo mais convincente ao usuário para digitalizar o código, como criar algum valor. Isso não significa necessariamente ofertas especiais, mas sim adicionar experiências novas para usuários;
  • dar destino direto à fonte. Este é um ponto óbvio, mas nem todos conseguem isso;
  • explicar por que o usuário deve verificar o código e o que ele pode encontrar;
  • dar tempo para o usuário digitalizar o código. Quanto tempo esse processo demora pode depender da destreza do usuário móvel.

 

Onde aplicar

  • Na divulgação

O QR Code pode ser aplicado em todos os materiais de divulgação: anúncios em jornais, revistas, boletins, baners, cartazes em lugares públicos, outdoors etc. A vantagem é que as informações sobre o evento podem ser atualizadas, mantendo o público-alvo sempre informado em todas as fases dos eventos.

  • Na publicidade

Ideal que ele seja usado em todos os materiais de publicidade, especialmente cartazes, outdoors e banners para que o público-alvo seja direcionado a outras mídias, como hotsite, imagens, vídeos e programação do evento. Uma estratégia de marketing para ampliar inscrições e vendas de ingresso.

  • No credenciamento

Seja qual for o evento, são necessários ingressos ou convites e controle de entrada de participantes. Com os sistemas de gerenciamento, como o RSVP virtual, estes processos já são automatizados. Uma das aplicações é o QR Code que oferece vantagens tanto para os participantes quanto para os organizadores.

No ato da inscrição, por exemplo, já é prática indicar aos participantes o aplicativo do evento que disponibiliza um ticket com código para facilitar o credenciamento de entrada no evento. Uma solução que eliminou as filas e a contratação de equipes de recepção munida de listas e canetas para conferência de documentos e dados de inscrição dos participantes.

O QR Code ajuda ainda a evitar situações comuns, como perda ou roubo de ingressos, que geralmente causam situações de conflitos entre organizadores e participantes caso não sejam resolvidas da forma esperada.

Com o QR Code instalado no seu celular, tablet ou outro dispositivo móvel, os participantes inscritos apresentam o código na tela para que a leitura seja efetuada no mesmo instante por um funcionário com um dispositivo com câmera ou, até mesmo, por um totem programado para realizar essa tarefa. Além dessa forma, muitos eventos já disponibilizam totens nos espaços de acesso para autoatendimento ou em salas VIPs para credenciamento de forma rápida, sem filas.

  • Nos espaços de relacionamentos

Também já é comum a impressão do código nos crachás dos participantes para facilitar a troca de cartões de visita nos espaços de relacionamento dos eventos.

  • Na gestão dos eventos

Outra vantagem de uso de QR Code é o controle em tempo real da movimentação dos eventos. A leitura do código no credenciamento e entrada dos participantes permite aos organizadores saber exatamente, por exemplo, a quantidade e perfis de pessoas presentes e, principalmente, e direcionar de imediato ações dinâmicas de marketing. Outra possibilidade é a emissão de relatórios precisos por meio de sistemas de RSVP on line, com indicadores como maior fluxo de público, perfis de participantes e informações estratégicas para planejar eventos futuros.

Snapchat, Twitter, Facebook Messenger e outras redes sociais já oferecem opções de uso do código para facilitar a busca e adição de contatos. Vale a pena explorar as possibilidades para agregá-las aos projetos de eventos.

Leia mais >

 

Ideias criativas de uso de QR Code

Prós e contras do QR Code

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