As melhores tecnologias WEB para pré, durante e pós-evento

 

conference1Hoje não dá para organizar um evento sem plataformas, redes sociais e aplicativos para gerenciar, divulgar, atrair, vender ingressos, integrar, compartilhar e emocionar. Mas quais e como usar as melhores inovações antes, durante e após o evento?

1 Plataformas para planejar e gerenciar

Que plataforma usar para gerenciar um evento, desde o planejamento até a fase pós-evento? No mercado, não faltam ofertas. São mais de 10 plataformas, como Sympla, Eventbrite, Eeventos, VPeventos, Doity, Even3, Fourpass, Eventsys, Networkr, IngressoLive, Eventick, Meuingresso e e-inscrição. Todas oferecem praticamente as mesmas ferramentas para gerenciar as demandas de eventos sociais, corporativos, científicos ou entretenimentos. Agregam diferentes plataformas e aplicativos para realizar inscrições, vendas de ingressos, criação de sites ou blogs do evento, divulgação em redes sociais, credenciamento, programação, emissão de certificados, check-in, mailing, relatórios e outras facilidades. As taxas variam de 5 a 10% sobre os ingressos vendidos. Em geral, os eventos gratuitos não pagam pelo uso, no entanto, têm acesso limitado a algumas ferramentas.

2  Redes sociais para divulgar e compartilhar

Normalmente, as plataformas de gestão de eventos integram as funcionalidades das redes sociais Linkedin, Instagram, Twitter e Facebook para promover os eventos e vender ingressos ou efetuar inscrições gratuitas. Isso, sem dúvida é uma facilidade, mas recomenda-se ao gestor explorar também as redes sociais dos sites, dos blogs e de outros meios de comunicação de promotores, parceiros, patrocinadores e outros envolvidos nos eventos. Todas as redes sociais oferecem ajuda para configurar, criar, compartilhar e promover anúncios de eventos públicos. E-mails marketing e bancos de dados de edições anteriores ou simulares são também de grande valor para impulsionar a divulgação dos eventos.

3 Blogs responsivos e atraentes

Ainda na fase de pré-evento, é fundamental criar um blog do evento, com apresentação, atrações, programação, agenda, organizadores, acesso ao local, formas de contato, ficha de inscrição, parcerias etc. As plataformas mais usadas são  WordPress, Tumblr, BloggerMedium. Elas oferecem recursos para publicações desde as simples até as mais elaboradas. O WordPress e o Blogger são mais completos para criação e edição de conteúdos e melhor resultados nos mecanismos de busca do Google. O Medium e o Tumblr oferecem interfaces mais elegantes, mas dispõem menos recursos de publicação e não é bem indexado nos serviços de busca. Já o Medium tem interface diferenciada das tradicionais plataformas de blog, o que permite leitura mais agradável.

4 CRM para vender e fechar negócios

Todo evento compartilha ou vende algo. Se o objetivo fechar negócios, um bom software de CRM (Customer Relationship Management ou gerenciamento do relacionamento com o cliente) agiliza a gestão de marketing, comercial e de serviços ou produtos ao cliente. Durante os eventos, podem ser registradas, de uma forma padronizada nomes, e-mails, endereços, telefones, redes sociais e outras atividades relevantes sobre visitantes e clientes. São dados e informações que alimentam o sistema CRM e podem ser consultados online para uma tomada de decisão. E, após os eventos, tudo pode ser analisado e se tornar fonte de relatórios gerenciais e de inteligência empresarial. Os mais usados no mercado são: SalesForce, PipeDrive, HighriseCapsule, NutshellZoho e SugarCRM. Geralmente, as plataformas de gestão de eventos integram um destes para fazer o credenciamento durante os eventos.

5 Streaming para compartilhar vídeos ao vivo

Hoje, a tecnologia de streaming é usada cada vez mais para gravar e transmitir ao vivo atividades de eventos, integrando pessoas que não puderam estar presentes. Cabe aos organizadores analisar os prós e contras dessa facilidade, já que os receptores não pagam pelo compartilhamento do conteúdo. Os mais populares são Mobli, Livestream, Usteam Justin.tv. Todos oferecem serviços gratuitos e pacotes pagos. Destes, o Livestream oferece o serviçoTwitcamque, vinculado ao Twitter, permite que usuários do microblog transmitam vídeos diretamente de sua conta, sem necessidade de cadastro no Livestream.

6 Prezi, SlideShare e SpeakerDeck: apresentações de impacto

Todos que sobem num palco de evento para apresentar uma ideia ou um produto precisam de ferramentas eficientes para ajuda-los a atrair plateia. Dentre as opções na web, Prezi, SlideShare e SpeakerDeck oferecem recursos que exibem os conteúdos de maneira dinâmica e mais atraentes. Como um dos mais usados, o Prezi causa impacto graças aos efeitos de zoom e rotação de imagens. Nele, cria-se apresentações não lineares, com recursos criativos e opção de exibição online A versão moderna do slide, o SlideShare é uma referência para compartilhar apresentações, com controle de acesso aberto ou grupos fechados. Já o SpeakerDeck, compartilha apresentações em formato PDF on-line. Menos popular, oferece interface mais limpa, o que deixa o usuário mais focado na leitura da apresentação.

7 Scribd, eDocr e Canva: registro e compartilhamento

Registrar e compartilhar as informações e os conhecimentos gerados nos eventos é uma estratégia adotada cada vez pelos organizadores e participantes. Podem ser transformados em conteúdos de revistas, livretos, e-books, por meio do Scribd, DocStoc, Edocr e Canva. O Scribd permite upload  e compartilhamento de arquivos PDF ou txt e transforma os documentos em páginas HTML5, o que permite incorporar o conteúdo em sites. Com o Canva é possível criar e-books atraentes. A ferramenta disponibiliza templates, formas, fundos e banco de imagens e fontes para editar textos de forma intuitiva e criativa. O eDocr é uma biblioteca digital para e-book e documentos, e permite publicar e vender documentos on-line.

8 YouTube e Vimeo: exibição ideias e produtos

São duas plataformas de upload e compartilhamento de vídeos, que podem ser usados desde os mais leigos até os mais experts em audiovisuais Permitem personalizar playlists, criar grupos e canais exclusivos para divulgar projetos, eventos, empresas, produtos e ideias. Ideal para compartilhar palestras e divulgar ideias e produtos, antes, durante e pós-eventos.

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