Como escolher o melhor projetor para seu evento?

prejetores2
Projetores para salões

Na hora de alugar projetores multimídia para seu evento, é importante informar a dimensão do espaço e público, as condições de luminosidade e o tipo de conteúdo a ser projetado.

Com essas informações básicas é possível à empresa de locação propor o melhor modelo para o seu evento. Nem sempre o mais potente é a solução custo x benefício para o seu projeto.

1 Dimensão do espaço e público – As medidas aproximadas do ambiente –  largura, comprimento e altura do pé direito  – ajudam a estimar as distâncias do palco, a disposição da plateia e os elementos que deverão compor o ambiente, influenciando na indicação de modelos de projetor e tela mais adequados. Estimar a quantidade de pessoas no evento é importante também para  direcionar a configuração de conexões de som ao projetor, o posicionamento das telas e do projetor no espaço. Serve também para confirmar a dimensão do espaço: pequeno, médio ou grande.

Conhecer a dimensão do espaço ajuda a definir não só o modelo do projetor como também o tipo de tela. Em espaços grandes, reservados para conferências e seminários, são usados projetores de 5.000 ANSI lúmens, que demandam telas de 210 polegadas. Já os projetores acima de 10 mil lúmens também indicados para grandes eventos em espaços abertos, com incidência de luz, como conferências multimídias, projeção de filmes, vídeos em HD, mapeamento de projeção, recomenda-se telas de 210 polegadas. Para eventos de médio porte, são indicadas telas de 150 polegadas para projetores de 3.000 a 3.500 ANSI lúmens. Telas menores são recomendadas para projetores de 1.000 a 2.000 ANSI lúmens, geralmente usados em espaços pequenos e escuros, como uma sala de reuniões.

2 Luminosidade do espaço –  Normalmente, os espaços planejados para eventos oferecem controle de incidência de luz. Quando há tal controle, recomenda-se projeção com menos brilho. Se não há controle, ou seja, ambiente é claro, deve ser usada projeção com mais brilho.A luminosidade do ambiente está ligada diretamente à quantidade de lúmens e ao tamanho de tela de projeção. A luminosidade diminui à medida que o projetor fica mais longe da área de exibição. Se o contrário for feito, a imagem fica com mais brilho. Além da luminosidade adequada, o projetor deve dar conta da ausência de luz ao preto e às cores escuras, para evitar imagens desbotadas. Esta capacidade é medida pela taxa de contraste. Taxas comuns vão de 100:1 nos projetores de menor contraste a 400:1 nos projetores de maior contraste. Quanto maior a taxa de contraste, mais tolerância às cores escuras projetadas.

3   Conteúdo a ser projetado –   Para garantir a qualidade da projeção, recomenda-se conhecer o tipo de conteúdo a ser projetado:  textos, fotos, vídeos, com ou sem interatividade via internet.  Para projeção de conteúdos multimídias em filme ou HD, recomenda-se resolução acima 1.600 x 1.200 pixels. A resolução de 1.024 x 768 pixels é uma das mais baixas, mas pode ser suficiente para apresentação sem vídeo e fotos em sala pequenas.  Vale lembrar que a resolução de um projetor é medida em pixels. Quanto mais pixels, mais clara e definida será a imagem projetada. Projetores usados para exibição de vídeos em sala ou auditório grandes, por exemplo, demanda resolução mais alta do que aqueles usados para apresentações PowerPoint em uma sala de reunião.

É bom saber

O que é ANSI lúmens? ANSI é a sigla de American National Standard Institute, órgão normativo internacional que define método de ensaio de potência luminosa de projetores, e lúmens é a unidade de medida de fluxo de luminosidade de projetores (conhecidos também como canhão, telão, datashow).

O que são projeção frontal e projeção reversa? A maioria dos projetores profissionais pode projetar à frente ou atrás da tela. A projeção frontal se dá com o projetor instalado à frente da tela, em tecido ou PVC branco fosco.  Na projeção reversa, a tela deve ser em material translúcido e o controle da imagem do projetor deve ser alterado para exibi-la invertida ou espelhada, para que textos não sejam apresentados  de traz para frente.

 

Um comentário sobre “Como escolher o melhor projetor para seu evento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s